5 Dicas Sobre Criatividade

Nesses último meses eu tenho estudando e pesquisado bastante sobre como melhorar profissionalmente. Como trabalho com comunicação e educação, é primordial que eu esteja sempre buscando ser mais criativa. Ano passado, eu fiz o curso de Reaprendizagem Criativa da Keep Learning  e aprendi bastantes técnicas e ideias de como dar um boost de criatividade. Hoje, vou compartilhar cinco dicas que aprendi nas aulas. Elas têm dado certo para mim e pode dar certo para você também.

SEJA CURIOSO

Questione tudo. Você se lembra quando era criança e sempre perguntava “o que é isso?” ou “por quê?”. Pois é, infelizmente a escola tira essa boa mania de questionar tudo, e só aprender a responder gabarito. Dessa maneira, perdemos uma habilidade poderosa que interfere bastante na criatividade. Essa habilidade é perguntar, questionar, avaliar. Menos memorização, e mais indagação. Esse lema pode te levar longe!

DESAPRENDA

Além de sempre ter uma mente questionadora, é preciso ter a capacidade de desaprender, reaprender ou ainda aprender algo novo. “Problemas novos não podem ser solucionados com ideias antigas”, é o que mais Murilo Gun repete nas aulas do curso.

Experimente algo novo. Combinar referências pode resultar na criação de algo inovador incrível!

LEIA

Leia, qualquer coisa que seja do seu interesse – ou não. Na verdade, quanto mais diferentão, melhor ainda. Tente aprender sobre tudo um pouco. Quanto mais referências você tiver, maior o seu arcabouço e, consequentemente, mais chances de você combinar informações para criar algo inovador. Livros como Austin Kleon “Mostre Seu Trabalho“,” Roube Como Um Artista“, “The War of Art” ou “O caminho do artista” também dão várias dicas para impulsionar a criatividade que existe dentro de você.

ESCUTE

Outro dia me peguei ouvindo uma entrevista inspiradora com a escritora Elizabeth Gilbert, autora de Grande Magia. O papo foi promovido pela gigante educacional TED. Nessa conversa descontraída, ela fala sobre como é preciso ter paixão, curiosidade, coragem e persistência para ter criatividade. Gilbert disse que não pode controlar sorte ou talento, mas pode administrar o quanto ela se dedica ao trabalho dela. Ela ainda afirma que medo faz parte do processo criativo também. E mais: a artista também conta sobre suas experiências pessoais com amor, depressão e luto. O podcast está disponível em inglês.

MUDE

Saia da rotina. Faça um caminho diferente, escute uma playlist inusitada no Spotify. Fale com alguém na rua. Ande de trás pra frente. Viaje para um lugar que não estava nos seus planos. Pinte o cabelo de uma cor inesperada. Procure criar hábitos novos. Quanto mais acesso ao novo você tiver, maiores são as chances de criar gatilhos de criatividade.

O que você faz para se tornar uma pessoa mais criativa?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close