Técnicas Para Impulsionar Criatividade

No primeiro dia deste ano, o LinkedIn afirmou que criatividade é o talento mais importante para as empresas. Não faz muito tempo, o Fórum Econômico Mundial colocou a mesma habilidade em terceiro lugar como uma das principais competências para se dominar em 2020. Portanto, está mais no que na hora de dar uma atualizada no seu currículo para se tornar uma pessoa mais imaginativa.

No livro da escritora Julia Cameron, o Caminho do Artista, tem duas estratégias que dão uma impulsionada na sua imaginação e produtividade. Páginas da manhã e Encontro do artista prometem libertar a criança artística que existe dentro de cada um de nós.

Páginas da manhã

Para testar essa técnica, é simples: você vai precisar de um caderno e uma caneta. Todo dia, ao acordar, escreva três páginas completas. O assunto? Qualquer coisa. O que vier na sua cabeça. Pode falar sobre o que está pensando, sentindo, planejando, sonhando. Não existe um jeito certo. O que importa, de fato, é preencher manualmente (nada de digitar, hein!) essas três folhas todos os dias, religiosamente.

Sabe aqueles pensamentos que envolvem raiva, manha ou trivialidades que a gente já acorda pensando? Pois é. Joga tudo no papel, meio que para tirar o peso das costas. Isso se chama Brain Drain. Esse método maluco que Cameron inventou serve para tirar toda a negatividade que pode interferir na sua criatividade. Assim, você deixa a parte racional e censurador do seu cérebro de lado, dando liberdade para a parte artística brincar sem medo de ser feliz ou julgada.  

Encontro do Artista

Esse sistema consiste em sair e fazer algo diferente ou que gosta sozinho. Com uma condição inegociável: tem que ser sozinho. Dessa forma, você se abre para insights e inspirações. Julia Cameron é bem firme ao dizer: “você não pode se dar ao luxo de não achar tempo para esses encontros”. Um passeio semanal desse tipo é altamente produtivo. Não precisa ser algo caro: uma visita a uma galeria de arte, um parque, ver um filme antigo em casa, passear na praia. Só custam tempo, mas nada de dinheiro. 

Depois do passeio, a autora diz para aprender a ouvir o que a criança artista que existe dentro de você tem a dizer sobre essas aventuras. O objetivo é perceber o que está do lado de fora para depois enxergar o que está escondido ou esquecido por dentro.

Sendo assim, o primeiro passo para desbloquear o seu lado criativo é escrever diariamente. Reclame, enumere, identifique, isole. Como uma oração, repita isso todos os dias. O segundo passo é se expor ao novo e dar atenção à própria companhia. Ouvir o que a sua criança artística tem a dizer. Assim, soluções e ideias surgem. Afinal, criatividade nada mais é do que achar respostas novas para problemas antigos.

2 thoughts on “Técnicas Para Impulsionar Criatividade

Comments are closed.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close