Conteúdo x Seguidores: o que importa mais?

Em tempos em que o algoritmo atua como o principal implicador na carreira de muita gente que depende das redes sociais, é comum se pegar pensando no que é mais importante: focar em ter conteúdo consistente e de qualidade ou trabalhar bastante para conseguir o maior número de seguidores e curtidas. Claro que num mundo ideal a resposta seria ambos. Mas não é bem assim que funciona. A menos que você tenha uma equipe trabalhando para produzir e, ao mesmo tempo, prospectar clientes e responder comentários ou e-mails, fica muito difícil dar conta de fazer tudo sozinha.

Então, em qual dos dois o seu negócio deveria focar?

Conteúdo de qualidade 

Primeiro de tudo: o que é considerado bom conteúdo? Essa discussão poderia durar dias. Mas, no geral, tudo aquilo que engaja e prende a atenção da pessoa do outro lado da tela é um conteúdo de qualidade. Como diz o publicitário e escritor Seth Godin, no livro This is Marketing: “Nós não queremos nos sentir de fora, para trás, desinformados ou impotentes. Nós queremos ir para frente. Nós queremos ficar em sintonia. Nós queremos fazer o que pessoas como nós estão fazendo”. Portanto, seja um criador de tensão e um agente de mudanças. Crie a expectativa, envolva e adicione valor. 

Deixe as pessoas curiosas, cativando e ensinando-as a ser uma pessoa melhor. “Se eu aprender isso, vou gostar de quem eu me tornarei?”. Se a resposta for sim, é sinal de que o seu conteúdo é interessante e recompensador. 

Qual é o seu objetivo? Se for ter fãs e clientes que interagem, invista em um conteúdo consistente e de qualidade.

Número de seguidores 

São muitas as maneiras de crescer o número de pessoas que seguem o seu perfil. Entretanto, elas demandam tempo e esforço. Comprar seguidores não é uma opção bem vista no mercado, portanto ignore essa opção.  Já os mecanismos de automação que seguem e depois deixam de seguir contas estão sofrendo com as ações Instagram, que está cada vez mais preocupado em conexões verdadeiras. Aliás, recomendo ler esse post da minha amiga Hemylle sobre esse assunto.

Infelizmente, o crescimento orgânico é, de fato, muito mais lento e trabalhoso. Mas, de longe, também é mais efetivo e recompensador. Desde criança escutamos a famosa frase: “qualidade é melhor que quantidade”. Ela vale para as redes sociais também. 

O importante é influenciar de maneira positiva e construtiva o seu público. Mesmo que o seu alcance seja de dez pessoas inicialmente. O que vale é atingir e transformar positivamente, e não ser só mais um arroba no mundo virtual. 

Por sinal, Seth Godin diz que dez pessoas é tudo o que você precisa. Se você tem um minúsculo grupo de fãs que confiam, admiram, agradecem e insistem em contar do seu trabalho para outros conhecidos, você está feito. Confie no poder do boca a boca. Mas se esses dez indivíduos não insistem no seu negócio, então talvez esteja na hora de fazer um trabalho melhor ou encontrar as dez pessoas certas.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close