O Poder de Fazer Colaborações

Para quem deseja empreender online, tem certas dicas que, às vezes, passam despercebidas. Mas essa aqui você não pode deixar de experimentar: faça parcerias! As famosas “collabs” (abreviação da palavra collaboration, em inglês) vão além da blogosfera. Elas são fundamentais para qualquer pessoa que tem um negócio digital. Entenda como e porquê você precisa fazer a sua primeira colaboração para ontem!

Networking

Colaborar é sobre fazer networking. E a internet é um lugar que foi feito para colaborar com outras pessoas. Faça a web trabalhar a seu favor. Redes sociais, algoritmos, hashtags e marcações são importantes, mas não são tudo. Como normalmente as empreendedoras digitais passam mais tempo por trás do computador, vale a pena procurar encontrar as pessoas que você admira e deseja contribuir pessoalmente. Dessa maneira, você faz conexões reais. Assim, caso a outra pessoa precise de alguém no seu perfil, as chances dela lembrar de você serão bem mais altas.

Aumente o seu repertório

Criatividade é a nova moeda de mobilidade social. Ou seja, fazer parcerias de qualidade incentiva uma troca de ideias que pode ser lucrativa, inovadora e educacional. É de fato uma oportunidade de aprender com gente mais experiente ou ajudar quem está começando. Aquele ditado de que “duas cabeças pensam melhor do que uma” nunca foi tão verdadeira nessa era virtual. 

Tipos de parcerias online

Há duas maneiras de colaborar com outras pessoas: passivamente ou ativamente. A colaboração passiva é quando a outra pessoa não sabe que está colaborando com você. É dar crédito e adicionar credibilidade social a outra pessoa sem necessariamente esperar algo em retorno. A colaboração ativa é quando as duas partes estão conscientemente envolvidas no processo. Elas se ajudam profissionalmente em todas as fases. A criação, produção e divulgação é mútua. 

Maior exposição e engajamento 

A maioria das contribuições acontece não só pela vontade de trabalhar em equipe, mas também porque ajuda atingir indivíduos além do seu alcance. Além de economizar dinheiro com publicidade, por exemplo, é também muito recompensador porque o público dos seus parceiros podem gostar do que você faz e, por conseguinte, acabam se tornando novos consumidores. Portanto, não se esqueça: quanto mais você colaborar com outros profissionais dentro do seu nicho, mais pessoas serão expostas ao seu trabalho. 

Investimento a longo prazo

Tudo começa ao mostrar publicamente o seu trabalho criativo. Compartilhe o que você faz, consome e gosta. Sempre faça recomendações e mencione empresas e profissionais com quem você gostaria de trabalhar um dia. Aquela colaboração passiva, se feita extremamente bem, de forma autêntica e verdadeira, pode se tornar ativa no futuro. 

Admire os seus aliados

Use o seu espaço na rede para elogiar o trabalho de outras pessoas. Até as pessoas mais bem sucedidas também passam por dias ruins e se questionam. Deixe um elogio e, caso a parceira seja realizada, não esqueça de agradecer. Gentileza é uma característica rara atualmente. Faça isso e garanta uma posição diferenciada no mercado!

Ah, por sinal, este post foi escrito para o site da Jaqueline Gatti, para quem sou colaboradora. Acesse aqui.

2 thoughts on “O Poder de Fazer Colaborações

Comments are closed.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close