10 dicas de como criar e crescer o seu negócio online

Trânsito, estresse, salário baixo e pouco reconhecimento. Esses e outros motivos são os quais levam as pessoas a mudar de emprego. Atualmente, tem muita gente optando por um estilo de vida mais flexível. Para quem pensa em trabalhar em casa, uma opção bastante procurada é a de criar um negócio online. Embora pareça – e seja mesmo – promissor, não é tão simples assim. Mas com bastante estudo, dedicação e perseverança dá sim para fazer o seu empreendimento digital crescer e se tornar um caso de sucesso.

1. Descubra o que gosta

O que você faz de diferente? Para quem? Qual problema você vai solucionar? O que as pessoas admiram no seu trabalho? Pesquise bastante e seja autêntica. Saiba qual é a sua marca pessoal. Ah, também seja honesta e não copie. Descubra o que te move e permaneça fiel ao seu estilo!

2. Tenha um orçamento

Saber o quanto você pode investir é fundamental para evitar frustrações e maiores problemas, como dívidas e desmotivação por falta de um planejamento financeiro inicial.

3. Esteja à frente das tendências

Pesquise e entenda da sua indústria. Desse modo, você passa a prever o que vai virar uma tendência global. Procure o que falta no mercado. Uma sugestão é ler revistas de moda. Sério. Elas estão na frente do resto. Também aumente seu repertório ao conhecer e usar produtos internacionais, e se couber no bolso, faça viagens para locais exóticos.

4. Tenha um nicho muito específico

Pense em um público alvo muito definido. A fase atual do mercado é de pensar num grupo menor de pessoas. Atingir menor para atingir melhor, sabe? Nada de venda em massa. Portanto, pense no que os seus clientes lêem, onde eles vão, o que consomem ou com o que ou quem passam o tempo livre. O que elas admiram? O que as deixam muito felizes? Quais podcasts elas escutam? Ah, também crie uma lista de e-mails e se aproxime dessas pessoas. Quanto mais conhecimento, mais dá para entender quem é a sua persona em detalhes. Depois, fica melhor de alcançá-la.

Tenha metas regularmente.

5. Produza continuamente

Você nunca saberá o que é bom para a sua marca até que tenha tentado. Programe um novo experimento toda semana. Teste, teste, teste! Depois, analise o que funcionou e o que não deu muito certo. E em seguida? Testa mais uma vez!

6. Faça parcerias

Envolva-se com outras comunidades. Procure colaborações e profissionais relevantes que tragam um conteúdo rico e de valor para você e o seu negócio. O bom de empreender online é que dá para fazer conexões com gente de todo o mundo. Estabeleça contato com pessoas que possam em algum momento te ajudar a ter sucesso. Seja gentil, humilde e saiba agradecer a oportunidade de trabalhar com gente mais experiente.

7. Tenha objetivos mensais

É primordial ter metas. Tanto para incentivá-la a continuar empreendendo, quanto para analisar e mensurar a velocidade em que o seu negócio prospera.

8. Respeite a hora de relaxar

Sabe aquela conversa de ócio criativo? Pois é! Não precisa trazer laptop nas férias, por exemplo. Mas sempre busque inspirações. É importante permanecer informada e saber o que é popular. Mas é mais importante ainda descansar a mente. Valorize o seu sono e perceba como uma boa noite de sono afeta positivamente na sua produtividade.

9. Saiba se divulgar

Invista tempo em marketing pessoal. Mostre aquilo que faz, antes e depois. As pessoas adoram ver o que acontece antes do produto chegar até elas. Portanto, se você faz algo, diga aos quatro ventos!

10. Seja paciente

Pode ser que demore um bom tempo para construir um público consumidor fiel. Entretanto, esse é um investimento a longo tempo que dará retorno gradualmente. Acredite!

Alguns livros que podem te ajudar a se aprofundar no assunto:

  1. Vai Lá e Faz – Tiago Matos
  2. My Creative (Side) Business – Monika Kanokova
  3. A Cauda Longa  – Chris Anderson

3 thoughts on “10 dicas de como criar e crescer o seu negócio online

Comments are closed.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close