Primeiro de tudo: sim, morar fora tem seus inconvenientes. Vivendo em Nova York há mais de um ano, consegui notar que essa cidade, símbolo da liberdade e oportunidade, me proporciona uma série de benefícios – e alguns malefícios também. É como diz o velho ditado: “nem tudo é perfeito” – mas NYC chega quase lá!
+ Leitura
Nunca li tanto na vida como nos dias atuais. A minha rotina de ir para Manhattan e voltar para o Brooklyn todo santo dia me permite passar muito tempo dentro de um metrô. Desse jeito, pego um livro ou o meu kindle e mando ver na leitura. Agora mesmo estou lendo uns 2 ou 3 livros no mesmo momento. Sim, mais de um porque depende do meu humor. Na ida gosto de aprender algo diferente, e na volta prefiro ler algo mais relaxante ou motivacional.

+ Exercício
Ainda não faço Crossfit, vou para academia ou entrei para a modinha do Soulcycle. Entretanto, tenho uma rotina muito mais ativa. Viciada no aplicativo Saúde do meu celular, é discrepante comparar o quanto eu ando aqui e em Recife. O que pode contribuir para o maior número de passos é que mal uso elevador e nem ando de carro (com exceções em alguns fins de semana). Aliado ao fato de NYC ser um lugar para ser vivido a pé. Você vê, explora e aproveita muito mais a cidade ao andar nas ruas.
+ Dieta
Nunca comi tanta comida orgânica na vida! Embora, às vezes, custe um pouco a mais, é incrível como é muito acessível comprar frutas, verduras e carnes sem hormônios. É fácil encontrar supermercados que levantam a bandeira do saudável, como Wholefoods Market ou Trader Joe’s. Tudo bem que tem fast food e pizza de um dólar em toda esquina também, mas geralmente os residentes daqui são bem preocupados com a saúde e a estética.
+ Compras conscientes
Deve ser porque eu moro num quarto pequeno ou não tenho dinheiro para alimentar os sonhos de compras na quinta avenida. Não importa o real motivo. O que conta é que eu compro bem menos comida, cosméticos, acessórios e roupas. Tenho menos peças e quando compro penso duas vezes se vale a pena o investimento. Ah, quase ia esquecendo: acho massa a quantidade de brechós! Vez ou outra gosto de ir em um para dar aquela velha garimpada!

Sério, os novaiorquinos amam a natureza!
+ Natureza
Pode parecer mentira, mas quem mora na grande maçã adora fugir da cidade e se enfiar no mato. Minha primeira vez acampando? Foi aqui. Minha primeira vez fazendo rafting? ? Foi aqui também. Sério, novaiorquino ama explorar a natureza! É normal ver as pessoas contando os dias para o fim de semana chegar e poder ir para as montanhas fazer esportes ou apenas relaxar.
– Transporte
Apesar de o metrô funcionar 24 horas por dia, e atender quase todos os buracos de Nova York, é muito difícil morar aqui e não ter uma relação de amor e ódio com o MTA (empresa responsável pelo sistema de transporte da cidade). Basta dar uma olhada no aplicativo. Sempre tem alguma linha com atraso ou parada – quer seja por falha de sinal, acidente ou reparos.
– Lavar roupa
Ah, a saudade que uma máquina de lavar faz! Por viver em apartamentos muito pequenos, quase nenhum novaiorquino tem a sorte de poder lavar suas roupas em casa. E aí é preciso carregar uma carga pesada de roupas sujas para a lavandeira todo mês. Com a vida corrida que se leva aqui, lavar roupa se torna uma verdadeira perda de tempo (e de dinheiro!).

– Amigos
Talvez esse seja um problema meu, mas acredito que fazer amigos seja um pouco complicado. Tem muita gente? Tem. Mas tá todo mundo preocupado com o próprio umbigo. Parece que “geral” já tem seu círculo de amizades e não está muito disposto a mudar ou aumentar. Conhecer pessoas novas é muito mais sobre networking do que criar laços para vida.
– Vento
Pergunte a qualquer pessoa que mora ou já veio no outono ou inverno e elas vão dizer exatamente a mesma coisa: “O pior de Nova York é o vento”. Porque o mapa da ilha de Manhattan tem um desenho de grade, a ventilação entre as ruas e avenidas é muito maior. O que pode ser maravilhoso em dias mais amenos, torna-se em um verdadeiro grande ventilador congelante nos dias frios. Haja camadas para se proteger!
Quer saber mais sobre morar fora? Baixe o meu e-book Morar Fora – Guia Para Zona de Desconforto com dicas e relatos que abordam a vida no exterior. E me segue lá no instagram para saber mais!